O Longo Caminho até o 11 de Setembro

O Longo Caminho até o 11 de Setembro
A verdadeira história do 11 de setembro

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O arrendamento do World Trade Center



                  Em maio de 2001, o World Trade Center passou por um processo de licitação que previa o arrendamento de todo o complexo. A concorrência foi ganha pela Westfield América, grande proprietária de shopping centers nos Estados Unidos, que pagou 3,2 bilhões de dólares para alugar e explorar as duas torres por 99 anos. No contrato, havia uma cláusula de seguro por U$ 3 bilhões e 500 milhões de dólares, especificamente coberto para o caso de atentados terroristas. A Westfield América é de propriedade do magnata judeu Larry Silverstein, que entre outros negócios, possui também um clube de dança noturno, de nome “Pista de Decolagem 69”, na baixa Nova York, que serve para lavagem de dinheiro e corrupção de policiais da cidade. Existem suspeitas de que Clinton e Colin Powell eram freqüentadores do clube. Silverstein, beneficiou-se do grande negócio que valia em torno de 8 bilhões, graças à influência imensa que possuía sobre políticos e burocratas. O escritório da Westfield ficava no 88º andar da torre sul.
Em abril de 1993, pesava sobre Larry Silverstein uma queixa feita por um veterano do Vietnã de nome Harry P. Miller, que o acusava de cometer atos ilegais, incluindo assassinatos, na época da Guerra do Vietnã, para uma conspiração de distribuição de heroína. Em julho de 1993, a queixa foi arquivada. Em janeiro de 1994, em uma ordem de 28 páginas, todas as reivindicações acerca de indenizações no valor de US$ 49 milhões, foram encerradas pela Corte do Distrito Federal de Nova York. Embora o advogado de Harry P. Miller tenha apelado à suprema corte, no ano de 1997 o caso foi arquivado definitivamente.
Larry Silverstein, após arrematar o complexo do World Trade Center, procurou imediatamente modificar toda a estrutura de segurança interna das construções. Para tanto, precisava de um especialista em segurança internacional. Um convite foi feito a alguns dos melhores agentes dos Estados Unidos, entre eles John Patrick O´Neill. O´Neill, fora o segundo homem mais importante no FBI e havia sido o responsável pelo serviço de contra terrorismo.  Ele havia sido o responsável pela investigação ao primeiro atentado às torres gêmeas, em 1993, quando descobriu as conexões entre células terroristas e Osama bin Laden. Se existia alguém nos EUA que sabia tudo à respeito de bin Laden, este alguém era O´Neill. Durante os exames de admissão, O´Neill foi o escolhido. Para esta tarefa, receberia um bônus anual de US$ 300.000. Curiosamente, quatro meses após o arrendamento e três meses após sua contratação, John Patrick O´Neill faleceu no dia 11 de setembro de 2001, nos atentados ao WTC, levando consigo tudo o que sabia sobre os laços entre o governo americano e bin Laden. Larry Silverstein, após decisão judicial, recebeu o seguro do complexo do WTC e com o dinheiro, comprou a Sears tower, em Chicago, que é o prédio mais alto atualmente nos Estados Unidos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário